É muito comum o uso reccorente das duas expressões como se fossem sinônimos ou como se elas se referissem a mesma coisa. Talvez devido o histórico com que a geografia tende a suprimir muitas palavras e termos (um bom exemplo disso é quando substituímos as palavras dos índices social e econômico por um só termo: socioeconômico).
Pois bem, a Geografia Política é a área de estudo da geografia sobre os Estados, seria basicamente a aplicação dos estudos da ciência geográfica na gestão e fortalecimento de uma nação. Termo desenvolvido em meados do século XIX por um geógrafo alemão, Friedrich Ratzel, esse estudo tinha como dois grandes pilares o determinismo geográfico, uma corrente de pensamento alemã que dizia que as localidades determinavam as potencialidades humanas, sociais, econômicas, e o espaço vital, que conceituava a região para o desenvolvimento de uma nação.
Esses estudos de
Ratzel foram influenciados pelas teorias de Charles Darwin – do livro A
Evolução das Espécies – obra que deu base para muitos postulados científicos da
época. Todas essas influências fazem Ratzel entender o Estado-Nação como um
organismo vivo que evolui, tendo assim Nações mais evoluídas que outras. E essa
evolução dar-se-á de acordo com as localidades.
Obs: caso uma nação
fosse bem desenvolvida (evoluída), ela teria por seu dever, expandir seu espaço
vital, tomando outros territórios até chegar ao progresso máximo (em breve também teremos um post sobre o espaço vital).
Já a Geopolítica difere um pouco por se tratar do estudo das relações entre os Estados (países, governos), políticas de alianças e prioridades. Os países com maior capacidade econômica irão organizar o mundo segundo a visão deles. Ou seja, irão impor uma ordem no mundo segundo seus interesses e prioridades.
De grosso modo, a Geografia política preocupa-se com as relações e caracterizações espaciais relacionadas ao poder do Estado, a Geopolítica pauta-se nas estratégias e relações internacionais envolvendo os Estados, suas soberanias e relações de poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário