Translate

"Se a Geografia é uma ciência humana, por que ela também trabalha coisas naturais como relevo e clima?"

Se você nunca entendeu porque estuda natureza e a sociedade numa só disciplina, entenda agora!



Provavelmente você já deve ter se questionado algo parecido com isso, "ué, se a geografia é de humanas qual a razão dela falar dessas coisas naturais?". A resposta não é nem um pouco simples, mas vamos tentar ajudar vocês a entender um pouco melhor.
Para te ajudar, vou precisar que façamos um esforço juntos em retomar lá na metade do século XIX - momento de constituição do saber geográfico enquanto ciência. Até aquele período, a geografia estava muito restrita a um objeto de estudo Corológico, ou seja, muito descritivo da natureza e fenômenos naturais (por isso ainda temos marcas fortes das aulas da tia Mariazinha para decorar nomes e estruturas das coisas). Essa marca natural é atribuída com grande importância no próprio nome da ciência: Geo = Terra; grafia = Estudos.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTNsBCmwfh6tyu_jMTsOjTSJKLxuKQnzYVfIg&usqp=CAU

Possivelmente você deve estar agora pensando o mesmo que os cientistas da época "Nossa, mas isso parece muito pouco para uma ciência, uma mera descrição das coisas não é lá grande coisa", sim você está correto(a) ao pensar isso. Por isso que os estudiosos da época começaram a dedicar seus estudos à descrição e explicação das coisas, mas ainda parecia muito reduzido explicar a natureza pela própria natureza (além, é claro de dar a entender que nós humanos não somos tão superiores a ponto de influenciar os ambientes rsrs).
E isso foi mudando aos poucos até que uma obra é publicada em 1859 e obtém repercussão para toda comunidade científica e sociedade até os dias atuais, sim, o livro "A Origem das Espécies" de Charles Darwin que se apresenta um novo paradigma às ciências biológicas e a todas as outras formas de pensar como a Geografia, isso porque, a tese de Darwin demonstra o papel da geografia na distribuição, convívio e evolução das espécies. 
Contemporâneo a Darwin, outro biólogo de formação mas com muita propriedade para falar de Geografia, o alemão Friedrich Ratzel (considerado por muitos como o pai da geografia e da Geografia Política), a obra Antropogeografia, já adiantava em seu próprio termo a ideia da relação do homem e da natureza. construindo um saber marcado sob o determinismo geográfico (falaremos melhor sobre isso num outro momento).
A obra deste alemão rende discussões até hoje, pois ele escreveu no final do século XIX sob a influencia que a natureza exerce sobre os homens, mais a frente esta tese foi rebatida por um outro geógrafo, só que desta vez francês, Paul Vidal de La Blache, cuja tese apresentava uma versão diferente, onde reconhecia a influencia do meio sobre o homem, mas apontando que o ser humano possui habilidades que o diferencia dos demais seres, atribuindo a possibilidade do homem mudar o meio em que vive. Duas razões valem ser destacadas aqui para esse momento de disputas teóricas:
  • A tese de Ratzel foi criticada pois, segundo os pensadores da época, parecia reduzir o homem a um mero ser que é determinado pelas condições impostas pela natureza;
  • Rivalidade franco-alemã, onde era forte a aversão francesa em relação a tudo de origem germânica devido a derrota francesa na guerra franco-prussiana e a perda dos territórios de Alsácia e Lorena para a Alemanha;

Assim, muito se passou desde então, e o objeto de estudo da geografia foi alterando conforme as tendências científicas, mas o que sempre instigou a maioria das produções foi a relação dialética do homem e a natureza.

https://i.pinimg.com/originals/52/cb/d5/52cbd5b67376a0b2bed6dc64b010faa3.jpg

Logo, podemos entender que o objeto de estudo da Geografia está não somente no homem e suas relações, tampouco na natureza e seus fenômenos, mas sim na relação Homem x Natureza, por isso estudamos tanto as ações humanas como os fenômenos naturais, pois entendemos que nenhum destes está isolado de modo que não vá impactar ou repercutir no outro.

 
https://static8.depositphotos.com/1007879/945/v/950/depositphotos_9459131-stock-illustration-earth-perfect-precise-machine.jpg




REFERÊNCIAS


MORAES, Antônio Carlos R. A gênese da Geografia Moderna. São Paulo: HUCITEC/EDUSP, 2002.
_________. Geografia: Pequena história crítica. São Paulo: HUCITEC, 2001.
SILVA, Lenyra R. da. A natureza contraditória do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HIDROGRAFIA BRASILEIRA

Você sabe a diferença entre Bacia Hidrográfica e Região Hidrográfica? Primeiro você precisa ter em mente que a Hidrografia é o ramo da Geogr...

Talvez tenhas interesse em ler também