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Como se trabalha a ciência geográfica?


Já se perguntou sobre os fundamentos das coisas que a Geografia explica? Então esse texto é pra ti!

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A Geografia é uma ciência, e como toda ciência, faz uso de muitos procedimentos metodológicos, dentre os quais, vale destacar:



  • Hipótese: suposição ou especulação. É uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.
  • Observação: consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as ideias interpretativas dos observadores sejam tomadas.
  • Experimento: procedimento no qual alterações propositais são feitas nas variáveis de entrada de um processo ou sistema, de modo que se possa avaliar as possíveis alterações sofrida pela variável resposta, como também as razões de sua alteração
  • Lei geral: é a descrição de um fenômeno observado. Não explica por que o fenômeno existe ou causa.
  • Teoria: é um conceito que elucida o conjunto de hipóteses observadas, demonstradas, experimentadas e descritas de maneira organizada, ou seja, se dedica à explicação da existência ou causa dos fenômenos.

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E como explicamos anteriormente no post sobre o objeto de estudo misto da geografia, existe um campo vasto em que esta ciência se aprofunda, mas para ficar um pouco mais claro à você, vamos pontuar aqui os principais elementos (ou pelo menos os de maior incidência na produção científica brasileira).



Competência da geografia:
  • Estudar as relações entre o ser humano e o meio natural;
  • Observar e analisar os fenômenos físicos da Terra;
  • Compreender as relações entre fenômenos físicos, bióticos e as consequências sobre as sociedades;
E você deve estar se perguntando: "ok, mas como isso é possível? Eu não vi nada disso na escola". 
Sim, você não viu nada disso porque na escola o saber científico não é aprofundado por diversos motivos (um dia farei um post dedicando estes motivos), então nas escolas o que se estuda é a ciência após uma transposição didático-pedagógica, onde formulações e teorias são traduzidas para uma linguagem mais acessível e acrescentadas do grande esforço de um professor para fazer com que os estudantes entendam os fenômenos sociais, naturais e suas relações. Por isso as escolas seriadas do maternal até o último ano do ensino médio são também denominadas de educação BÁSICA.

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REFERÊNCIAS

MORAES, Antônio Carlos R. A gênese da Geografia Moderna. São Paulo: HUCITEC, 2002.
OLIVEIRA, A. U. de. (Org.) Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
SILVA, Lenyra R. da. A natureza contraditória do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 1991.

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