Translate

As categorias de análise geográfica: O Território


A geografia é a ciência cuja prioridade de estudo está direcionada ao espaço geográfico, pois trata-se do seu objeto de estudo. Para ler, analisar e compreender melhor o espaço geográfico, o profissional da geografia dispõe de um conjunto de categorias analíticas, que estão contidas no espaço, que são: paisagem, lugar, território e região.

Como este assunto é muito importante e complexo, vamos dividir em uma série de posts que irão trabalhar cada categoria da geográfica. E aqui mais uma vez estamos para dar continuidade a série, hoje vamos discutir um pouco mais a respeito de outra categoria: O Território.

É muito comum o uso do termo território para demarcação de uma área por parte de animais, como "ah os animais mijam em determinado lugar porque estão marcando território", de certa forma o uso do termo está correto porque o termo refere-se ao uso de poder em um determinado local, mas para a Geografia, o uso do termo esta restrito às relações de poder por parte dos seres humanos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEh_68voHBPziD-kx2SFXVNUwanxsw-k7yVQzxEuOOfFDlfe9wgXG1cVLjqj3x3RLAiAGJdEO8O3wlxqAVVJU89u-z17Im6Q0IUzGPx1URAxMKKGXFT7AvxU372Px0rKXt59af2Od0G1gH9wa3GEElji6dUueYXTEyoZvOKLk9rqVdiKctaVv6xOl9rzCw_siOUiFviX=


Este é um termo comumente empregado por muitos indivíduos também no sentido do território nacional, pensando unicamente no Estado ou governo de um país, e aos sentimentos de patriotismo. É certo que não existe Estado sem território, mas existe território sem Estado.

https://image.slidesharecdn.com/oterritriobrasileiro-100217165126-phpapp02/95/o-territrio-brasileiro-1-728.jpg?cb=1266425514


O significado de território é bastante vasto, visto que esse é construído em diversas escalas, desde uma rua até a formação de um bloco de países. Assim, desde a escala local a internacional existe território, com temporalidades diferentes no que diz respeito à existência destes.

Mas a noção de território que se pretende discutir aqui é o território como resultado das relações sociais, que materializam o espaço concreto, isto é, as formas espaciais, as quais possuem um tempo de vida indeterminado, podendo ser sua existência longa ou curta. Assim, o território pode ser definido como um espaço delimitado por relações de poder, sendo essencialmente um instrumento de exercício de poder, defendido por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos.

https://sociologianacabeca.files.wordpress.com/2016/03/poder202_0.jpg?w=368&h=280


Ademais, na concepção do geógrafo Marcelo Lopes de Souza, o território pode ser cíclico ou móvel, dentre os quais podemos destacar o território da prostituição. Trata-se de um território cíclico pela alternância habitual de uso diurno e noturno de determinados espaços, e móvel por ser uma área flutuante, com limites instáveis, com uma área de influência deslizando sobre o substrato material, com relativa identidade, sendo esta mais funcional que afetiva.

https://img.estadao.com.br/fotos/crop/1200x1200/resources/jpg/4/0/1540930304804.jpg


Já outras territorialidades são mais definidas e possuem menor mobilidade, como é o caso de camelôs que se apropriam de espaços públicos, como praças durante parte do dia, que podem se deslocar para outras áreas devido a conflitos com lojistas e a polícia. Eis um conflito entre o trabalho formal e informal. Outro exemplo de territorialidade mais definida, ocorre quando em dias de feira-livre, quando feirantes armam seus bancos nas ruas em dias especificados pelo poder público, o qual organiza e cobra tributos dos feirantes.

https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/2016-03-05-07-56-53.jpg

Assim, depreende-se que as relações de poder espacialmente delimitadas e operando que se instalam sobre parte da materialidade, isto é, a territorialidade, é aquilo que faz de qualquer território um território. Desta forma, conforme Marcelo Lopes de Souza, todo espaço definido e delimitado por relações de poder é um território, do quarteirão aterrorizado por uma gangue de jovens até o bloco constituído pelos países membros da OTAN.







REFERÊNCIAS

SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HIDROGRAFIA BRASILEIRA

Você sabe a diferença entre Bacia Hidrográfica e Região Hidrográfica? Primeiro você precisa ter em mente que a Hidrografia é o ramo da Geogr...

Talvez tenhas interesse em ler também