Translate

As categorias de análise geográfica: O Espaço

Como já falamos algumas vezes, a geografia é a ciência cuja prioridade de estudo está direcionada ao espaço geográfico, pois trata-se do seu objeto de estudo. O espaço geográfico compreende a totalidade da superfície terrestre, considerando o seu substrato físico de objetos naturais e objetos sociais, e também a ações que animam a sua dinâmica e o seu processo histórico de produção. 
Como o espaço geográfico possui toda essa totalidade, a leitura de certos fenômenos pode ficar comprometida, perdendo força e/ou foco. Visto isso, para ler, analisar e compreender melhor o espaço geográfico, o profissional da geografia dispõe de um conjunto de categorias analíticas, que estão contidas no espaço, que são: paisagem, lugar, território e região.

Como este assunto é muito importante e complexo, vamos dividir em uma série de posts que irão trabalhar cada categoria da geográfica. Começando com a categoria chave que engloba as demais categorias: O Espaço

A palavra espaço é de uso corrente, pois é empregada por muitas pessoas no cotidiano e utilizada por profissionais de diversas áreas, tais como: astrônomos, matemáticos, economistas e psicólogos, dentre outros. Para a Geografia, o significado do termo é particular em cada uma dessas áreas, os profissionais citados anteriormente utilizam respectivamente as seguintes expressões: espaço sideral, espaço topológico, espaço econômico e espaço pessoal.

https://diariodoestadogo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/espaco-sideral-o-que-e-onde-ele-comeca-e-qual-som-tem-1-1024x576-1.jpg



No que se refere especificamente a Geografia, utiliza-se a expressão espaço geográfico (seu objeto de estudo) ou simplesmente espaço, esta é associada e trabalhada nas escolas como sendo uma parte da superfície terrestre, identificada pela natureza, pelo modo de vida particular do homem, e como referência a simples localização. Mais do que uma área específica apontada fazendo menção à localização, o espaço é uma totalidade dotada de complexidade, subjetividade, que é definido por Milton Santos como “[...] um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá”.

https://cursoenemgratuito.com.br/wp-content/uploads/2017/09/1-6.jpg



Ou seja, o espaço geográfico considera todos os objetos existentes numa extensão contínua, sem exceção, ao passo que a ação é tudo aquilo que possui uma intencionalidade e um propósito. Segundo Milton Santos, “A ação é o próprio do homem. Só o homem tem ação, porque só ele tem objetivo, finalidade. A natureza não tem ação. As ações humanas não se restringem aos indivíduos, incluindo, também, as empresas, as instituições”. São essas ações que definem os objetos, atribuem-lhe funções, conteúdos.

Viu como a compreensão do espaço não é uma tarefa fácil? A realidade além de contraditória, é uma totalidade em movimento, ou seja, resulta da acumulação de tempos passados e do tempo presente, envolvendo assim a materialidade histórica, processos e funções que o perpassam e o organizam o espaço.

Fique ligado(a) para ver nossos outros posts sobre as outras categorias. Abraços!!!


REFERÊNCIAS

CASTRO, I. E. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HIDROGRAFIA BRASILEIRA

Você sabe a diferença entre Bacia Hidrográfica e Região Hidrográfica? Primeiro você precisa ter em mente que a Hidrografia é o ramo da Geogr...

Talvez tenhas interesse em ler também