A geografia é a ciência cuja prioridade de estudo está direcionada ao espaço geográfico, pois trata-se do seu objeto de estudo. Para ler, analisar e compreender melhor o espaço geográfico, o profissional da geografia dispõe de um conjunto de categorias analíticas, que estão contidas no espaço, que são: paisagem, lugar, território e região.
Como este assunto é muito importante e complexo, vamos dividir em uma série de posts que irão trabalhar cada categoria da geográfica. E dando continuidade a série, hoje vamos discutir um pouco mais a respeito de uma categoria : A Paisagem
https://static.todamateria.com.br/upload/58/45/5845613f4b7d9-o-que-e-paisagem.jpg
Ao se falar em paisagem, é comum que façamos associações a lugares de predominante cobertura vegetal, da interação entre seres vivos com ambientes naturais, de belas pinturas do período artístico clássico. Não que esteja totalmente errado, mas isso é apenas uma forma de paisagem. Vem com a gente que vamos te esclarecer!
Quando se estuda a paisagem, devemos sempre manter em mente que a escala varia de acordo com a localização, ampliando-se o seu campo na medida em que se eleva a altura, seja em uma escada, prédio, morro, avião, etc. E varia também quanto à percepção do observador, pois o modo de analisar a paisagem é particular a cada indivíduo, em muitos casos há uma predominância da descrição do imediato, escapando a sua subjetividade, o seu movimento, a dinâmica do espaço.
No que se refere ao conceito de paisagem, Milton Santos a define como “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.”. Desta forma, a paisagem é uma categoria inerente aos sentidos do individuo, mormente a visão. Em suma, sem o indivíduo a paisagem não existe. Assim, parece que tudo é paisagem então, certo? Quase isso rs. Pois a paisagem é um recorte do espaço geográfico que é apreendido através de algum de nossos sentidos. A feira é um bom exemplo de paisagem e que por vezes não a compreendemos assim, pois como antes citamos, tendemos a achar que paisagem são apenas formas sobrepostas da natureza com alguma interação animal, mas lembre que se você pode conhecer um lugar pelos sons, ou odores, ou visão. Significa que isso é paisagem!
https://www.revistamenu.com.br/wp-content/uploads/2020/04/feirarj-1050x580.jpg
A paisagem é uma espécie de retrato temporário de determinada porção do espaço, que pode ser apreendido pela observação de imagens e/ou pelo simples olhar do entorno, daquilo se apresenta ao nosso redor, e também do horizonte. Ainda para Milton Santos, a paisagem é apenas a porção da configuração territorial possível de abarcar com a visão, onde as formas criadas em momentos históricos diferentes coexistem.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSbvL0dftoL7MCfkj_KnbFFgB0DP_gOa4Rn2g&usqp=CAU
REFERÊNCIAS
CASTRO, I. E. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário